Centro Cardeal Lavigerie

ESTUDOS E PESQUISAS PARA O DIÁLOGO INTERRELIGIOSO E INTERCULTURAL


 

EVENTOS

No dia 20 de janeiro de 2016 foi assinado o convênio entre a Sociedade Beneficente dos Missionários de Nossa Senhora da África e a Universidade Católica do Salvador para a criação do Centro Cardeal Lavigerie. A UCSal cedeu uma sala no Campus de Federação onde foi instalado o escritório do Centro. Em fevereiro O Diretor do Centro, o Pe. Moussa Serge Traore foi constituído Missionário da Misericórdia em Roma. Ele apresentou o Centro ao Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso.

VISITAS

01.02.2016: Centro Islâmico da Bahia:
O Sheikh Nigeriano Abdul Ahmad líder da comunidade Islâmica de Salvador nos apresentou o lugar sagrado das cinco orações feitas por dia pelos mulçumanos, também partilhou as experiências religiosas e os desafios.

24.08.2016: Centro Budista Kadampa Tara:
uma acolhida delicada e respeitosa, onde foi servido um chá, o monge Kelsang Tenchog demonstrou um desejo para que de fato o diálogo interreligioso seja contemplado à medida que todas as religiões colocarem em prática a tolerância religiosa.

14.09.2016: Sociedade Israelita da Bahia:
Fomos recebidos pelo provedor da SIB – Sociedade Israelita a Bahia Luciano Fingergut, que nos apresentou o projeto em construção da sede da federação Israelita da Bahia, local que será de grandes encontros inclusive religiosos.

02.10.2016: Terreiro Ilê Oxumarê:
Acompanhados pelo coordenador e a secretária do Centro Arquidiocesano de Articulação da Pastoral Afro, fomos acolhidos no terreiro Ilê Oxumarê pela senhora Sandra, a segunda em responsabilidade do terreiro.  Ela nos introduziu á vida espiritual do terreiro. A casa de Oxumarê é um dos mais antigos e tradicionais terreiros de candomblé da Bahia.

09.10.2016: Movimento Hare Krishna:
Visitamos a Sociedade Internacional da Consciência de Krishna (ISKCON), uma associação religiosa, filosófica e cultural derivada do Hinduísmo, com sede na estada da Barragem – São Cristóvão.

PALESTRAS/CURSOS

16-17.08.2016: Curso Ad Gentes:
O Diretor do Centro, o Pe. Moussa Serge, deu palestras sobre “O evangelho nas culturas caminho de vida e esperança, Elementos para uma teologia da inculturação”, no Curso Ad Gentes, do Centro Cultural Missionário de Brasília.

06.09.2016: Curso de Espiritualidade Missionária:
O Pe. Moussa Serge palestrou sobre “o deserto, mestre de espiritualidade e de missão. A experiência do deserto como lugar de travessia, de despojamento e de escuta”, no Curso de Espiritualidade Missionária, do CCM, Brasília

ENCONTROS INTERRELIGIOSOS

14.10.2016: Caminhada pelo fim da intolerância religiosa:
O diretor do centro participou da mesa redonda da XII Caminhada pelo fim da violência, da intolerância religiosa, pela paz, Foi no Colégio Henriqueta Catarino de Federação. Ele palestrou sobre uma educação relacional que transmite vida e a necessidade de "caminhar com" as pessoas para superar a intolerância.

04.11.2016: Conferência Nostra Aetate:
A conferência reuniu representantes do judaísmo, do Islão, das Religiões Afro-brasileiras, da Consciência de Krishna e da Igreja Católica. Os bispos Dom Gilson Andrade auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, e o Arcebispo da Arquidiocese de Feira de Santana Dom Zanonni, representando a comissão episcopal para o diálogo interreligioso da CNBB ficaram entusiasmados com a iniciativa e reafirmaram a importância do diálogo interreligioso. O conferencista Frei Jorge Rocha apresentou uma reflexão sobre a declaração Nostra Aetate na perspectiva do “aggiornamento pastoral” do Concílio Vaticano II.

12.11.2016: Conversa interreligiosa Igreja Católica- Religiões Afro-Brasileiras:
O nosso Centro e o Centro Arquidiocesano de Articulação da Pastoral Afro iniciaram uma roda de conversa entre a Igreja Católica e as Religiões Afro-Brasileiras.  O objetivo é de promover um dialogo sincero entre as duas religiões assumindo um passado histórico e trilhando um novo caminho de colaboração interreligiosa no respeito da integridade de cada religião.

PARTICIPAÇÃO DE EVENTOS

13-17.03.2016: 5º Simpósio de Missiologia:
O Diretor e o secretario do Centro participaram do 5º Simpósio de Missiologia no Centro Cultural Missionário de Brasília. Refletimos sobre a visão da missão do Papa Francisco.

08.10.2016: Participamos do 3º Congresso Internacional de Teologia da UCSal

BIBLIOTECA CARDEAL LAVIGERIE

Entregamos a nossa coleção de livros especializados sobre as religiões e culturas, o diálogo interreligioso e intercultural para a Biblioteca do Campus de Federação. Iniciamos o projeto de publicação da versão portuguesa brasileiras do compêndio dos documentos da Igreja Católica sobre o Diálogo Interreligioso.

PESQUISAS

Estamos trabalhando sobre dois projetos de estudos e pesquisas: IB1835: o Islã no Brasil e RARAB1800: as Raízes Africanas das Religiões Afro-Brasileiras.

PUBLICAÇÕES

Publicamos folders de apresentação do Centro. O diretor do centro na ocasião do ano santo da misericórdia lançou a versão portuguesa de seu segundo livro “Reencontrar a harmonia pela misericórdia de Deus Os Caminhos do Cristianismo”.

ARTIGOS

O Diretor do Centro publica artigos sobre o terrorismo islâmico no site da arquidiocese de São Salvador da Bahia: Revoluções árabes muçulmanas [http://arquidiocesesalvador.org.br/site/?p=36846]; Islamismo na sombra dos heróis guerreiros muçulmanos [http://arquidiocesesalvador.org.br/site/?p=38617].

PROGRAMAS DE TV

19.09.2016: Programa Chão e Paz:
O Diretor do Centro fala sobre a Missão do Missionário da Misericórdia e sobre seu Livro Reencontrar a harmonia pela Misericórdia de Deus no programa Chão e Paz.

14.11.2016: Programa sobre a intolerância religiosa:
O Diretor participou do programa sobre a intolerância religiosa do Jornal da Bahia da Rede Bahia.

Vídeo completo aqui

CENTRO CARDEAL LAVIGERIE
Estudos e Pesquisas para o Diálogo Interreligioso e Intercultural
Av. Cardeal da Silva, 205-Federação, Sala 25, CEP: 40231-902 Salvador, Ba – Brasil
Tel. (55) (71) 98733-1508 ● (55) (71) 98292-2777 ● (55) (71) 9962-7596
E-mail: ccl@mafrbrasil.com.br