Virgem dócil da anunciação, rogai por nós.
Que a África inteira conheça seu Salvador, que cada tribo, cada povo o procure e bendiga: que o mais isolado dos homens saiba enfim que Deus, para ele também, é Pai que nenhuma civilização é capaz de barrar.
 
Virgem serviçal da visitação, rogai por nós.
Fazei-nos compreender a mensagem do vosso Filho e que ela exista no coração de todos os homens, que ela seja a atividade constante de cada um, na sombra das mesquitas, na cabana dos ancestrais, nos campos e nas florestas, como no coração dos desertos.
 
Obtenha os apóstolos que nos precisamos ser para proclamar Jesus Cristo, preparando-nos para a doação.
Virgem maravilhada com a visita dos magos, sustentai-nos para que todo homem, de onde quer que venha, seja para nós não um estrangeiro, mas um irmão.
Que nós sejamos aqueles que lançam as pontes para passar a dolorosa humanidade, carente de paz, de amor e de unidade e que toda entre na casa do Pai.
 
Virgem providente nas boda de Canaá, obtenha-nos fazer aquilo que falta onde nós estamos, sem querer fazer tudo. Obtenha-nos ser bastante humildes em nossa vontade de servir para que os outros pensem com autonomia e organizem-se por si mesmos, em comunidades de homens erguidos, livres e responsáveis.
 
Virgem que guardava tudo em seu coração, mostrai-nos como acolher a luz que penetra e guia para o vosso Filho através dos acontecimentos dos homens, para descobrirmos o lugar onde Deus nos quer e a missão que Ele nos confia para completar toda sua criação.
 
Virgem dolorosa no caminho do Calvário, protegei-nos da incerteza e do desânimo que proclamando a Boa Nova do vosso Filho, nós não deformemos jamais sua imagem.
 
Que Ele não seja por nossa boca um Deus distante e indiferente, mas amigo, companheiro de caminhada, confidente:
Deus transcendente, origem da vida, mas também, Deus presente, agindo e animando.
 
Amém

Imagem de: © Vie Jesus Mafa