Feliz Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

esteNa noite do dia 24 ouvimos o anúncio da Boa Nova do Nascimento de Jesus da boca de um anjo: " Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo. Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor." (Lucas 2, 10-11). Na celebração do dia 25, ouviremos que este "Salvador que é o Cristo Senhor " não é um grande profeta humano.  Ele é Deus e estava com Deus, "era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus.  No princípio estava ela com Deus.  Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito... e a Palavra se fez carne e habitou entre nós."  Teremos duas celebrações solenes do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo com duas mensagens importantes para a nossa fé e para a nossa vida.

Na noite de 24 vamos nos alegrar com a nascimento de Jesus Cristo. é uma grande alegria, diz o anjo. O nascimento de uma criança é sempre uma alegria para os pais e para toda a família.  o nascimento do filho ou da filha de uma família real é sempre uma grande alegria para a família e para todo o povo do reinado pois a sucessão real é garantida. O povo se sente seguro e em paz pois sabe que terá sempre um líder para apascenta-lo.  Jesus Cristo é mais do que o filho de José e Maria. Ele é mais do que o herdeiro de uma família real.  Ele é o Salvador, capaz de salvar, cancelar a condenação que merecemos por causa dos nossos pecados.  Ele é capaz de tirar os pecados do povo.  Ele é o Cristo, o ungido de Deus, capaz de tornar as pessoas filhos e filhas de Deus (evangelho do dia 25), capaz reconciliar, re-coloca as pessoas em comunhão com Deus.  Ele é o Senhor, o dono, o rei, o mestre da vida das pessoas, capaz de conduzir, governar, reinar a vida das pessoas, de mudar o nosso destino... A nossa alegria é então maior em ouvir a notícia do nascimento de Jesus Cristo. Este anúncio nos desafia: Jesus de Nazaré é de verdade o meu Salvador? Jesus de Nazaré é o Cristo na minha vida?  Jesus de Nazaré é verdadeiramente o Senhor da minha vida?

A Palavra de Deus desta noite de Natal nos apresenta 5 sinais da presença de Jesus como "Salvador que é o Cristo Senhor": "isto vos servirá de sinal" (Lc 2, 12)

  1. a simplicidade, humildade, um Deus próximo dos pobres: "encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura" (Lc 2, 12)
  2. a alegria de uma multidão que acolhe Jesus: "uma multidão da coorte celeste...cantavam louvores a Deus" (Lc 2, 13) "fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença" (Is 9, 2).  Milhões e Milhões de pessoas durante 2000 anos encontraram alegria, felicidade em Cristo. Tantas pessoas não podem ter sido enganados. Jesus de Nazaré é verdadeiramente os "Salvador que é o Cristo Senhor"
  3. a presença de Deus é uma luz que ilumina a vida e o mundo: "a glória de Deus os envolveu em luz" (Lc 2, 9), "o povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu." (Is 9, 1)  Assim "ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo" (Tito 2, 12-13)
  4. a glória de Deus, presença poderosa de Deus que muda a vida das pessoas: "pois o jugo que oprimia o povo, a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais, tu os abateste" (Is9,3), "na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo com justiça e os povos julgará com lealdade." (Sl95)  é isso a glória de Deus!
  5. a paz: "paz na terra aos homens por ele amados" (Lc2, 14) "botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas" (Is9, 4) "o nome que lhe foi dado é: Príncipe da paz" (Is9, 4) "nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem" (Tito2, 14)

O nosso mundo está esperando por esses sinais. Agora nós, discípulos de Jesus somos convidados a mostrar ao mundo os sinais visíveis que Jesus de Nazaré é o verdadeiro "Salvador que é o Cristo Senhor".  Feliz Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

 

Pe. Moussa Serge Traore, mafr