O Projeto Princesa Tamar é um projeto focado na prevenção. Os casos de abusos sexuais que podem se apresentar são encaminhados para os devidos órgãos competentes. O objetivo é a proteção dos menores contra os abusos sexuais, agindo de tal modo que não aconteça o abuso, bem como gerar uma cultura capaz de evitar que essas situações não só não aconteçam, mas que não encontrem espaços para serem ocultadas e perpetuadas, como escreveu o Papa Francisco na carta ao povo de Deus, em 20 de agosto de 2018.

As atividades do projeto tiveram início no ano de 2016, quando o Pe Moussa Serge foi nomeado, pela Congregação a qual pertence, como Delegado para a Proteção das Crianças no Brasil. "Os delegados são missionários que se comprometem com a proteção dos menores, atuam nos casos de acusação de abuso sexual e assessoram as autoridades nos procedimentos nos países onde eles trabalham", afirma o Pe Moussa Serge, que recebeu, ainda em 2016, uma formação oferecida pelo Centro de Proteção da Criança da Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Essa é uma triste realidade, mas estas crianças e adolescentes não estão sozinhos, embora se sintam desta forma quando os abusos acontecem. No Antigo Testamento, no livro de Samuel, capitulo 13, uma princesa também se sentiu sozinha. Filha do rei Davi, a princesa Tamar foi violentada pelo meio-irmão, Amnon. Ao perceber que seria estuprada, a princesa Tamar clamou "Não, meu irmão, não me violentes”, mas não foi escutada por Amnon, que havia se apaixonado por ela, e o crime aconteceu.

 

Esta triste história de Tamar se une às milhares de histórias notificadas pelo Ministério da Saúde, mas também aquelas que ainda não se tornaram conhecidas e que continuam escondidas dentro das casas, criando feridas ainda maiores em muitos corações, já que as vítimas costumam se calar, muitas vezes, por medo de não serem ouvidas, ou, ainda, por acharem que serão desacreditadas, e ficam, por anos, sofrendo os abusos.

Entre em contato conosco através deste formulário, responderemos o mais breve possível!

 






Estado