
Quênia: Em Mombasa, um artesanato um tanto insano para turistas e para exportação. Para satisfazer completamente as necessidades estrangeiras (ninguém aqui precisa de um cortador de papel ou de um estante de livros!). Esses apanhadores fazem quase a série de "Tourist-Kitch" e "Airport-art". Mistura de estilos ... madeira barata e colorida ..

China: xícaras "cloisonné" feitas em uma cooperativa de Pequim - esmaltada em bronze, cujos motivos são separados por partições de nichos no trabalho que retém a matéria vitrificada. O nível relativamente baixo de salários na China ainda permite a produção de objetos que exigem muito tempo e cuidado, sem que seu preço se torne exorbitante nos mercados ocidentais. Arte artesanal por excelência.

Comparação: África Oriental (direita) - África Ocidental (esquerda). Duas Madonas que celebram a mesma idéia: fertilidade, nova vida. Com o mesmo impulso, o corpo e a alma reunidos estão centrados na criança. À direita: a Virgem grávida: imagem que o cristão do Ocidente esqueceu desde a Idade Média. Observe as mãos que dão o salvador ao mundo. À esquerda: A Virgem Mãe apresentando o Menino Jesus: imagem que expressa o amor materno e a consciência da dimensão universal do evento.

O casamento de Caná. Mural enorme na Catedral da Igreja Episcopal em Porto Príncipe. Um bom exemplo da pintura 'ingênua' encontrada em todo o Haiti, especialmente em ônibus e torneiras. (van-microônibus) Essa pintura ingênua, que não é tanto quanto se acredita, é sobretudo popular, cheia de alegria de viver.

Banqueta Kamba. Segundo a tradição kamba, o chefe do clã tem seu banquinho. Este é esculpido de maneira expressiva e lembra um suicídio na família. O corpo foi descido de uma árvore pelos caracteres de cima e é objeto de consternação geral abaixo. Peça vigorosa e autêntica, o banco oferece um contraste nítido com os objetos estereotipados vendidos aos turistas.
